segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Salmo 11 – O Senhor é forte refúgio I


Salmo 11 (ARA)
Davi neste salmo parece revelar a sua total confiança em Deus. Por isso, antes de descrever as ações do ímpios ele estabelece a sua condição: No Senhor me refugio.

Somente então, ele menciona o conselho dado pelos ímpios. Eles descrevem o rei como um pássaro que, em meio ao medo, deve fugir para o monte à procura de abrigo - como se o Senhor não fosse um refúgio seguro, como se Davi devesse buscar, assim como eles, amparo em coisas terrenas.

Mas o rei vê nesses conselhos uma armadilha. Na verdade, o que os ímpios pretendem é derrotar os retos de coração em tempos de fraqueza. Assim, no momento em que eles deixarem o Senhor, o seu refúgio seguro, e se precipitarem em sua própria confiança, os ímpios estarão prontos, com seus arcos preparados, para dispararem contra os retos de coração. Pois eles julgam que se a confiança do justo for abalada, se os fundamentos de sua fé forem destruídos, já não haverá para eles abrigo e proteção.

Mas Davi parece colocar em contraste a descrição feita dos ímpios com a descrição que ele faz do Senhor. Enquanto os ímpios se preocupam em armar emboscadas, o Senhor é o refúgio dos seus justos. Ele está em seu santo templo, no céu, assentado em seu trono, observando atentamente tudo aquilo que fazem os filhos dos homens, tanto os justos como os ímpios.

E não é só isso, os ímpios se precipitam quando se esforçam em enganar os filhos de Deus, porque, na verdade, o Senhor está pondo a prova todos os homens. Aos justos a sua fé, aos ímpios, os frutos da carne (violência, engano etc), frutos que, aliás, Ele abomina. A esses o Senhor trará brasas de fogo, enxofre e vento abrasador - que serão o seu cálice, a sua recompensa.

Mas o Senhor, em sua infinita justiça, levará para junto de si os seus filhos, os justos, que, ao contrário dos ímpios, contemplarão a sua face, a face de Deus, e viverão eternamente em sua glória!

Um comentário:

  1. Achei ótimo seu texto. Gosto de saber que Deus conhece o coração de todos e sabe quem são os justos.

    ResponderExcluir